Papo de Terreiro: Òdúndún – O Pai que espalha calma sobre a Terra

Òdúndún – O Pai que espalha calma sobre a Terra




 Olá meus Irmãos! Bora pra mais um Papo de Terreiro? E o assunto agora é:

 Òdúndún – O Pai que espalha calma sobre a Terra

Por: Hérick Lechinski (Ejòtolà T'Òsùmàrè)



Nome Yorùbá: Òdúndún, Elétí.
Nome Popular: Folha da costa, saião, folha grossa, paratudo, erva grossa.
Nome Científico: Kalanchoe brasilienses.




Òdúndún é uma folha de origem brasileira, encontrada praticamente em todo o território nacional. Mas hoje, também já encontramos Òdúndún (Folha da costa) em diversas áreas tropicais de outros continentes.

Muito confundida com Àbámodá (Folha da fortuna), o Òdúndún é uma folha (ewé) Èrò (de apaziguamento), feminina, ligada ao elemento água e a todas as divindades da Criação – Òrìsà funfun.
É utilizada tanto no Brasil, quanto na África (Nigéria), onde é conhecida pelo nome yorùbá de Elétí, em iniciações (Igbèrè) e em medicinas (Oògùn).

No Brasil, nas Casas de Candomblé da Nação Kétu, a mesma é uma das principais folhas utilizadas no Àgbo (composição de elementos vegetais, animais e minerais, utilizado para a sacralização do corpo do iniciado e seus pertences ritualísticos). É também utilizada em oferendas à Obàtálá (Òsàlá) e no sacrifício de animais como o Pombo (Eyelé), a Galinha de angola (Etù) e o Caramujo (Ìgbín).
Utiliza-se também o Òdúndún, junto a outras ervas, para “lavar as vistas” e os búzios (Owó eyo), dos sacerdotes que utilizam-se do oráculo Mérìndínlógún Ifá (Jogo de Búzios).
 
 

Na Nigéria, o Òdúndún é uma das folhas que compõe um omièrò utilizado pelos Bàbálawo e Iniciados em Ifá (Awo’fá) para lavarem suas vistas antes de abrirem Igbádù (a Cabaça da Deusa Òdù), para que assim possam cultuar a mesma, sem maiores danos para suas vistas e vidas. Também é utilizada juntamente a outras folhas, em um àgbo específico para serem lavados os símbolos ritualísticos de Obàtálá e sua esposa Yèmowó, após os sacrifícios.

Na Medicina e na Fitoterapia, o Saião (Òdúndún) é utilizado no combate a doenças pulmonares, porém, seu consumo excessivo gera pleurisia (inflamação das pleuras pulmonares - Empiema). O saião é cicatrizante, alivia a dor e ajuda a de-sinchar áreas magoadas, machucadas. Aquecida em azeite de oliva, ajuda furúnculos virem a furo. Seu sumo quando ingerido, ajuda no combate a úlceras e distúrbios estomacais.

Òdúndún é uma folha que acalma, apazigua, traz saúde, paz e vida longa – Àláàfíà. Assim como diz uma de suas cantigas:


Òdúndún Bàbá T’èrò‘lè
Òdúndún Bàbá T’èrò‘lè
Bàbá T’èrò’lè
Imalè T’érò’lè
Òdúndún Bàbá T’èrò‘lè

Òdúndún, Pai, espalhe a calma sobre a terra.
Òdúndún, Pai, espalhe a calma sobre a terra.
Pai espalhe a calma sobre a terra.
Divindade espalhe a calma sobre a terra.
Òdúndún, Pai, espalhe a calma sobre a terra.
 
 
 
Os candomblé de tradução yoruba tem como título candomblé de nação keto essas casas de axé tem o título de candomblé Keto de tradição jeje nagô trazidos do Benin e Nigéria.
Curtiram? deixem suas opiniões e Não esqueçam de curtir a nossa página -> Papo de Terreiro e mantenha-se atualizado sobre nosso conteúdo!

Ouça nossa Rádio--> www.papodeterreiro.radio.br , Lá você pode baixar o app para celular e acompanhar com tranquilidade nossa programação no seu celular. 

** Lembre-se, nosso conteúdo não é a verdade absoluta, é apenas uma fração dela. **

forte abraço!

Babalorixá Oríosè


Asé!