Papo de Terreiro: APETRECHOS RITUALÍSTICOS: O XAORÔ

APETRECHOS RITUALÍSTICOS: O XAORÔ


Olá meus Irmãos! Bora pra mais um Papo de Terreiro? E o assunto agora é: 
APETRECHOS RITUALÍSTICOS: O XAORÔ




Xaorô – Tornozeleira de palha da costa usada durante o recolhimento para o processo de iniciação... pois bem, respondido? acredito que não, podemos espremer mais um pouco pra ver se dá um suco né? vamos lá então...

O Xaorô (Saorò) é primordialmente usado em honra a Iemanjá, a mãe de todas as cabeças, e a Obaluaye. 

Sendo este um dos símbolos da iniciação, serve para que os movimentos do iyawò (iaô) sejam seguidos, facilitando sua localização pela mãe criadeira.

Conta um Itan (lenda) que iemanjá foi quem confeccionou o xaorô e o colocou em Obaluaye, seu filho adotivo, para poder encontrá-lo e assim, cuidar dos seus ferimentos:

"Obaluaye sabendo-se leproso e que, por isto causava nojo e medo a todos que dele se aproximavam, procurava sempre se esconder, dando muito trabalho a IEMANJÁ para encontra-lo.

IEMANJÁ resolveu prender nas vestes de Obaluaye, diversos Xaorôs, que facilitava a sua localização. E assi poder acompanha-lo e cuidar de suas feridas".

O Xaorô, assim como contra-egum, umbigueira e o mocã só podem ser utilizados após serem sacralizados com banhos de folhas frescas e outros elementos.

Composto por um ou dois guizos, o xaorô é preso com fios trançados de palha da costa no tornozelo do iyawò. É colocado na perna esquerda, se o orixá for masculino e na perna direita, se o orixá for feminino. Em alguns axés não se coloca xaorô, usa-se uma pulseira, um idé, na cor preferida do orixá da pessoa, sem distinção de sexo da divindade. Em outras casas, se o orixá for masculino, usa-se o xaorô no tornozelo esquerdo, e se o orixá for feminino, é colocado um idé no tornozelo direito.

Este e outros objetos têm como objetivo resguardar o corpo do iyawo na sua iniciação, sendo o xaorô o responsável pela proteção dos membros inferiores, rechaçando toda a negatividade.

Curtiram? deixem suas opiniões e Não esqueçam de curtir a nossa página -> Papo de Terreiro e mantenha-se atualizado sobre nosso conteúdo!

Ouça nossa Rádio--> www.papodeterreiro.radio.br , Lá você pode baixar o app para celular e acompanhar com tranquilidade nossa programação no seu celular. 

** Lembre-se, nosso conteúdo não é a verdade absoluta, é apenas uma fração dela. **

forte abraço!

Babalorixá Oríosè

Asé!